quinta-feira, 19 de julho de 2012

Verão

Lembro-me tão bem da ansiedade que tinha quando as aulas estavam para acabar e as férias grandes para começar. Tinha sempre a sensação que aquele ia ser o Verão da minha vida. Que me ia divertir, que ia passear.
Pois nunca nada disto acontecia. Os meus pais nunca tiravam férias na altura das minhas férias grandes, e o ponto alto do meu Verão era ir para os campos de férias. Nas vésperas deixava de dormir de tão ansiosa que estava. Fazia a mala com pelo menos uma semana de antecedência, não fosse eu esquecer-me de alguma coisa. No dia da partida a minha felicidade era palpável. Aqueles quinze dias passados no Mosteiro de Vairão faziam com que eu me sentisse plena. Era genuinamente feliz. Passados os quinze dias, era altura de voltar a casa, com promessas de amizade eterna, de nos vermos muitas vezes. Algumas pessoas ainda vejo e ainda falo, mas são poucas.
Mas voltando ao regresso a Lisboa, este era sempre agridoce. Vinha sempre com a certeza de que daí até ao início das aulas pouco ou nada ia fazer. 
Os dias passavam lentamente. Começava a rotina de comprar os livros escolares e todo o material escolar. Eu até gostava desta actividade. Começavam também os preparativos de início de aulas.
Até que chegava a véspera do inicio das aulas. Vinha toda uma choradeira acompanhada. É que por muito aborrecidas que as minhas férias, por muito que ansiasse o início das aulas a véspera das aulas era sempre acompanhada de choradeira. Fatal como o destino.
Depois tudo isto passou. Os meus Verões passaram a ser uma andança contínua. Mochila e tenda às costas e a costa portuguesa era o meu Mundo. Mudava de cor ao ponto de não me reconhecer nas fotos. E foi assim até estar na recta final do curso.
A partir da entrada desta recta final, os meus Verões passaram a ser passados na Faculdade com umas idas esporádicas à praia. Mantive a minha cor pálida.
Este ano, contudo espero ir para a praia, espero andar com a minha mochila às costas. Sem preocupações sem horários.
Aguardo o mês de Agosto com todo o meu ser. 

Sem comentários: