domingo, 1 de julho de 2012

Temos que educar os analfabetos*

Ontem a meio de uma conversa com a Ká sobre duas pessoas que nos estavam a dar comichão disse-lhe, algo que eu acredito verdadeiramente "temos que educar os analfabetos".
Isto veio a propósito de irmos para o Cais do Sodré e uma das pessoas se mostrar muito indignada com a situação. Mas tendo em conta que não é de Lisboa, que começou a sair anteontem, que experiência tem pouco ou nenhuma, eu disse-lhe "vais ver que é giro, o ambiente é diferente". Encolheu os ombros, e seguiu o caminho em direcção ao Cais. Em terra de cegos, quem tem olho é rei, sempre ouvi dizer.
Ora eu acredito profundamente, que devemos dar a conhecer os melhores sítios às pessoas que não os conhecem. Claro que há sítios onde jamais levaria certas pessoas, não por vergonha delas, mas sim porque acho que as suas mentes ainda não estão preparadas. Ou porque a idade mental ainda não chegou lá, ou porque ainda não viram os suficiente para lá irem.
Voltando ao primeiro parágrafo, a Ká responde-me com qualquer coisa do género "tu tens é demasiada paciência". Encolhi os ombros. 
Lá chegamos ao Cais. As duas pessoas em questão, ficaram com umas trombas até ao chão, pois aquilo não é Santos, não tem crianças bêbedas aos saltos, não tem o ambiente a que estão habituadas. Lá as conseguimos convencer a entrar num bar, diga-se de passagem o que menos gosto daquela maravilhosa rua.
Nem cinco minutos ficaram (parece aquela música do Rui Veloso). Foram embora. Mas para garantirem que nós não íamos a lado nenhum sem elas, fizeram questão de deixar uma das malas para trás, quase um "dá um olhinho no meu cão que já volto" e passado 20 minutos ainda estás à espera.
Como eu não sou de fazer fretes por ninguém, nem a Ká, fomos embora.
Resumindo e  concluindo, bem que podem tentar educar os analfabetos, mas se estes não querem ser educados, mais vale dar-lhes a palha a que estão habituados.


*não é uma crítica, não é maledicência é um relato de uma fracção da noite que podia ter corrido bem pior. É apenas uma observação

Sem comentários: