quarta-feira, 13 de março de 2013

Em vias de extinção

Ultimamente só oiço falar de coisas em vias de extinção. E sim falo de coisas, artes, ofícios, e não de animais (desses, infelizmente, sempre ouvi falar da sua quase extinção).
Há cada vez mais artes e ofícios em vias de extinção. Profissões que levam anos a "domar", que conservam as tradições. Que nos aproximam do terra.
Há cada vez mais extinção do comércio tradicional. Sim aquele onde vamos, e a Dona Fátima sabe o que queremos. Onde o Sr. Jaime, do talho nos conhece, não porque somos importantes, mas porque nos viu a crescer. Esse comércio de proximidade que é tão bom!
Há cada vez menos interesse em fazer as compras neste comércio e cada vez mais interesse em fazer compras nas grandes superfícies dominadas por grandes marcas. Sim, é verdade que na Natureza prevalece a Lei do mais forte. Mas se bem me lembro o ser humano é perito em desafiar as Leis da Natureza. Se bem me recordo, no séc. XVII uma pessoa de 50 anos era um ancião. Hoje em dia uma pessoa de 50 anos é uma pessoa como eu, perfeitamente capaz. E porquê? Porque teimámos em desafiar as Leis da Natureza. Apostámos na investigação médica, que nos proporcionou uma melhor vida. Apostámos em construções que nos dão conforto e nos protegem. 
Então porque não contrariamos as Leis da Natureza económica? Porque teimamos em ir a grandes superfícies? Porque não vamos à mercearia da Dona Laidinha, ao café da Dona Fátima, ao talho do Sr. Jaime?

Sem comentários: